segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Francezinha À Moda Da Calinha

Esta chegou-me por mail, da parte de uma amiga do Porto. Naturalmente não tenho fotos, mas assim que experimentar a receita actualizo o post. Obrigado Habibi.

FRANCEZINHA Á MODA DA CALINHA a pedido de alguem que está na terra de Napoleão

Ingredientes:
Pão de forma sem bordas
Queijo fatiado
Fiambre
Linguiça
Salsicha
Bife
Ovo
Batatas aos palitos, se possivel, BATATAS,.... não plastico
Bacon
Vinho do Porto
Whisky
Cerveja preta
Vinho Branco Verde
Sal
Pimenta
Piri-piri
Molho Ingles
Rabo de Boi da Knorr
Cebola
Tomate maduro ou em Polpa
1º - Fazer um refugado e deixar queimar pouco, depois deitar um pouco de vinho verde , tipo meio copo e outro meio copo de água, deixar ferver. Depois com escumadeira retirar tudo e deixar ficar so o liquido,
2º Deitar o rabo de boi numa tigela e misturar com água, bater bem para sair aqueles fatoques todos, depois acrescentar no tacho...
3º ATENÇÃO, DEVE-SE ESTAR SEMPRE A MEXER SENÃO COLA
4º Ir acrescentando a gosto, as bebidas : 1º a cerveja preta, depois as outras e entretanto ir misturando a gosto.... So depois quando uniformizar tudo é que se deve deitar sal e pimenta, piri-piri e molho ingles.
5º As quantidades das bebidas são sempre a gosto... Mas atenção: deitar sempre pouco de cada, somente a cerveja é que deve ir inteira.
6º Quando ferver bem tudo e SEMPRE A MEXER, deve-se acrescentar cerveja branca, voltar a ver o tempero a gosto e deixar repousar.
Para ser MESMO BOM, este molho convem ser feito de véspera ao de ser usado, porque 24h após é que fica excelente, porque ha a fermentação das bebidas.
e EU ainda acrescento: tomilho, e outras especiarias a gosto.... mas isso é muito a gosto pessoal...
NA TORRADEIRA:
Na torradeira, coloca-se o pão de forma com queijo , fiambre, bife, salsicha, linguiça e outra fatia de pão, e vai tudo a torrar prensando....
Depois cobrir com queijo fatiado, fazer um ovito estrelado ou não, colocar por cima, quando o queijo estiver derretido e cobrir com o molho que se fez de véspera.
NO FORNO E SEM PÃO:
Num pirex, forro o fundo todo com batatas fritas já fritas, cubro o fundo todo.
Por cima coloco queijo, fiambre e salsicha, e cubro novamente com batatas fritas.
Depois o bife, mas partido aos bocaditos, linguiça e bacon.
Cubro com batatas novamente, forro tudo com queijo fatiado. Bato um ovo e deito por cima e deito pão ralado.
Vai ao forno a gratinar. Quando estiver é servido ás fatias no prato e cada um deita o molho de francesinha por cima que quiser. É servido com pão de forma torrado com manteiga cortado aos pedacinhos.
DICA:
SE TEMPERARAM E FICOU DEMASIADO SALGADO, PORQUE O BACON TEM DESTAS COISAS, DEITAR MEIO PÃO A DEIXAR FERVER, O PÃO IRÁ ABSORVER O TEMPERO, TEMPERAR NOVAMENTE.

Sem comentários: