domingo, 25 de agosto de 2013

Iogurte natural

Ingredientes:
-1 litro leite (os melhores resultados são com leite do dia, por exemplo vigor, especialmente o gordo, mas pode-se usar outro. Dos leites UHT, o que melhor resulta é o Nova Açores)
-50g leite em pó (NIDO por exemplo)
-1 iogurte natural (para iniciar o processo o melhor é o Danone sem açucar, depois usa-se um dos que se fez)

Preparação:
-Amorna-se o leite (aprox 50º, isto é pouco mais que a temperatura do leite que se dá aos bébés)
-Mistura-se o leite em pó e o iogurte e bate-se muito bem por 1-2minutos (pode-se usar batedeira como se fosse para bater claras)
-Em seguida guarda-se por 13-14horas embrulhado numa manta em ambiente tépido (é como se fosse para levedar o pão)
-Por fim coloca-se no frigorifico até arrefecer

Dicas:
-Pode-se colocar logo em copos individuais antes de colocar a levedar.
-Guardar no forno pré-aquecido a 50º é uma óptima opção. Atenção que o forno não é para ficar ligado, apenas no inicio ou de inverno se fizer muito frio pode-se ligar uns minutos a meio do processo só para restabelecer o ambiente tépido. Se o forno permanecer ligado a 50º as leveduras do iogurte morrem todas, pois aguentam pouco tempo acima dos 37º
-No caso de se usar leite UHT, pode-se colocar 1 colher de açucar quando se adiciona o iogurte e o leite em pó para facilitar o inicio do processo de fermentação.
-A quantidade de leite em pó controla a espessura final do iogurte. Mais leite em pó mais espesso fica. O tipo de leite usado também influencia, o leite gordo fica um iogurte mais cremoso, e o ser leite do dia ou não também. Cada um deve experimentar até atingir os resultados que mais lhe agradam.
-Fica muito bom com compotas, frutas e/ou cereais.. ou ao natural.
-Para quem tenha uma Bimby e ainda não experimentou, se não quiser ir consultar o livro da mesma para ver a receita, basta meter todos os ingredientes no copo e programar 4 minutos a 50º na velocidade 4 e aproveitar as dicas acima que não vêm no livro :)

Sem comentários: